Não deixe sua escola se tornar ultrapassada
No início da Era do Vapor, os valores da Revolução Industrial se tornaram o norte da sociedade. Todos estavam interessados em trabalhar duro, aumentar a produtividade e garantir a competitividade. As fábricas precisavam de operários altamente especializados, disciplinados e obedientes, e a tecnologia nas escolas da época refletia tais valores.

Nos últimos 50 anos, o surgimento da internet e popularização das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs – proporcionou uma mudança de paradigma na forma como a humanidade interage entre si, e com a natureza.
Nossas relações sociais, culturais e econômicas foram revisadas para acolher os avanços tecnológicos da modernidade conectada e globalizada, e embora ainda existam muitos obstáculos, o campo da educação não pode ser diferente.
Por que uma escola fica ultrapassada?
É muito razoável dizer que o grande capital do ensino é o capital humano. As instituições de ensino são muito mais do que o espaço, os móveis, os livros e equipamentos; são escolas, sobretudo, porque têm professores, funcionários e alunos.
A tendência é que professores e funcionários sejam os mesmos por muitos anos, e isso traz um problema fundamental. Assim, o ensino tradicional já não funciona mais, não apenas porque a tecnologia nas escolas tende a ficar ultrapassada, mas porque nem as pessoas, e nem a sociedade em que vivem, são mais os mesmos de há poucos anos.
Como é a tecnologia em uma escola moderna?
As escolas estão sempre sob pressão para estarem à altura da tecnologia em seu estado da arte. Assim, vários métodos e equipamentos vão surgindo e eventualmente sendo superados.
Outro exemplo de facilidade permitida pela implementação da tecnologia nas escolas é o Ensino à Distância. Assim como o home office no mundo do trabalho, esse avanço tecnológico traz ao ensino a comodidade de fazer algumas aulas de casa.
Esses avanços não impactaram apenas a forma, mas também a função do ensino: o acesso à internet e à quantidade quase infinita de informações que existem nela mudou o foco do ensino.
Onde antes se formavam operários obedientes, hoje se busca formar cidadãos pensantes, com capacidade crítica, e capazes de viver e trabalhar em um mundo conectado.
Assim, o ensino mais moderno é aquele que entende a importância de usar a tecnologia nas escolas como ferramenta, aplicada por profissional qualificado, para estimular os alunos a deixar a superfície e a fazer perguntas mais densas.
Quer saber mais como o avanço da tecnologia em escolas pode ajudar? Entre em contato com a LAN EVO e tire todas as suas duvidas.
Siga a LAN EVO nas redes sociais, e fique por dentro das novidades.